As celebrações da Semana Santa, em Valença, começaram no domingo, 17 de março, com a Procissão dos Passos e prolongam-se até 1 de abril
A Procissão dos Passos foi a primeira grande cerimónia da Semana Santa de Valença e percorreu as várias Capelas dos Passos, da Fortaleza. Esta procissão reconstitui os passos de Jesus Cristo desde o Pretório até ao Calvário e saiu da Igreja da Colegiada de Santo Estêvão.
Na Coroada, em frente a capela do Senhor do Encontro, decorreu um dos pontos altos da celebração, o emblemático «Sermão do Encontro». Esta manifestação religiosa foi organizada pela Santa Casa da Misericórdia e Paróquia de Santa Maria dos Anjos de Valença.
No fim de semana de 23 e 24 de março o destaque vai para a recriação histórica dos vários capítulos da vida de Cristo com o «Via Crucis» e Mercado Nazareno, na Fortaleza, numa iniciativa da Câmara Municipal.
24 de março é, também, Domingo de Ramos, decorrendo a bênção dos ramos na Capela do Bom Jesus, na Coroada, às 11h00, seguida de procissão para a Igreja da Colegiada de Santo Estêvão.
Entre 24 e 30 de março, das celebrações da Semana Santa, destacam-se o «Lava Pés», a Oração de Noa, a Narração da Paixão e Adoração da Cruz, a Procissão do Enterro do Senhor, a Exposição do Senhor do Túmulo e a Vigília Pascal.
Domingo, 31 de março, é dia do Compasso Pascal percorrer as casas dos valencianos mantendo uma tradição secular de anunciar a boa nova da ressurreição de Cristo.
As celebrações da Semana Santa de Valença encerram com o emblemático «Lanço da Cruz», segunda-feira de Páscoa, em Cristelo Covo, às 16h00.