Comemorações do 50º aniversário da Revolução de Abril em Chaves terão extenso programa cultural

por 21 Noticias

O Município de Chaves promoverá com início em abril as comemorações do “dia inicial inteiro e limpo” que permitiu a Portugal iniciar a 25 de abril de 1974, um caminho de profundas transformações políticas, sociais e económicas, de que se destacam a liberdade de expressão e a democracia parlamentar.

Neste ano em que a República Portuguesa cumpre meio século de vida em democracia, o município irá promover um alargado programa comemorativo, com eventos culturais, educativos, desportivos, lúdicos e cívicos, inspiradas nos principais desejos dos obreiros de Abril, “a paz, o pão habitação saúde, educação”.

Convidam-se todos os flavienses a participarem nas comemorações, para que a presença coletiva no espaço público, vivenciando cada um em plenitude a liberdade, proporcione às gerações que nasceram depois da Revolução e que não conheceram a repressão, o medo, a ignorância e a miséria, compreender a natureza e importância deste dia em que “livres habitamos a substância do tempo.”

Do programa comemorativo oficial fazem parte exposições, concertos, teatro, cinema, desporto, com a tradicional Corrida da Liberdade, a cerimónia protocolar no dia 25, na Praça de Camões, com o hastear da Bandeira Nacional e a interpretação do Hino Nacional, bem como o ato público de reconhecimento dos eleitos locais pela sua importância na consolidação da democracia nas autarquias portuguesas.

Comemorar o 25 de Abril é defender a Liberdade, a Democracia. A Revolução de abril de 74 é um símbolo maior do nosso povo, um marco da história coletiva de todos os portugueses.

Comparte éste artículo
Escribe tu comentario