CTT Lançam Selos Alusivos à Tradição Pascal do Lanço da Cruz

Os CTT  – Correios de Portugal vão  apresentar publicamente o novo Booklet  de Filatelia CTT, alusivo à tradição do Lanço da Cruz,  na próxima quinta-feira, 17 de abril, às 15h00, no Arquivo Municipal de Valença.

​Este novo lançamento filatélico é constituído por quatro selos  que espelham a singular tradição   do   Lanço da Cruz,  entre Cristelo Côvo (Valença) e Sobrada, em Tomiño (Galiza),  candidata a Património  Cultural Imaterial junto da Direção-Geral do Património Cultural  de Portugal.

​O  Lanço da Cruz é uma singular e secular tradição pascal transfronteiriça  que se celebra, sempre, na segunda-feira de Páscoa, a partir das 16h00 (PT).

​Milhares de minhotos e galegos juntam-se, todos os anos, nas duas margens, nesta festividade onde a tradição, a fé e a devoção misturam o cristianismo com os mais antigos cultos pagãos das águas.

​O Santuário da Senhora da Cabeça, o parque de merendas do Cais de Sobrado e o rio Minho são os palcos desta autêntica romaria galaico-minhota que decorre sempre na segunda-feira imediata ao fim de semana da Páscoa.

Comparte éste artículo
No hay comentarios